Balneário Camboriú tem três praias pré-aprovadas no programa Bandeira Azul para a temporada de verão 2025/2026. No dia 10 de junho, o Júri Nacional do programa avaliou as praias de Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho como aptas para receber novamente a premiação que atesta a qualidade ambiental e a sustentabilidade em regiões costeiras.
No país todo, estão pré-aprovadas pelo Júri Nacional 50 praias e 10 marinas, as quais serão recomendadas ao Júri Internacional, etapa final do processo. O anúncio dos destinos premiados e a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul vão ocorrer em outubro, com data e local da solenidade ainda a serem confirmados.
Em Balneário Camboriú, Estaleiro e Estaleirinho estrearam no programa na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a premiação anualmente. Já Taquaras obteve a Bandeira Azul pela primeira vez em 2022. Na cidade, a Tedesco Marina também obtém a renovação anualmente e foi pré-aprovada para a temporada 2025/2026.
O Júri Nacional é composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Embratur, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Ambientes em Rede (IAR), Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Neste ano, passou a integrar o colegiado também a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur), reforçando a atenção ao potencial das ilhas brasileiras no contexto do programa.
A premiação Bandeira Azul é concedida a praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a 38 critérios relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura e educação ambiental. É uma das premiações mais reconhecidas do mundo no âmbito da sustentabilidade aplicada ao turismo e ao uso responsável dos recursos naturais. A adesão é voluntária e requer comprovação anual do cumprimento dos critérios estabelecidos.